TELAS DE SOMBREAMENTO NO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE

Autores

  • Anderson da Silva Ricardo Unesp-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Registro
  • Pablo Forlan Vargas Docente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.
  • Samuel Ferrari Docente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.
  • Gláucia Maria Pereira Pavarini Docente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1375

Palavras-chave:

Alface, telas de sombreamento, irradiância

Resumo

Resumo: A crescente demanda por hortaliças com qualidade e periodicidade faz com que agricultores procurem por meios que possibilitam essa produção. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de cinco cultivares de alface quando submetidas a quatro tipos de cobertura. O experimento foi conduzido entre 16 de fevereiro de 2012 e 10 de maio de 2012, sendo a primeira etapa na área experimental do Setor de Olericultura da Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Registro, em Registro-SP e a segunda etapa no sitio Colônia Jurumirim, em Sete Barras-SP. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas, com vinte tratamentos (Cultivares: Angelina, Vera, Elisa, Regiane e Lavinia e coberturas Sombrite 50%, Aluminet, Cromatinet e Campo Aberto) e três repetições. As características avaliadas foram: massa fresca, massa seca, diâmetro da cabeça, número de folhas por cabeça e produtividade por área. Dentre os ambientes, o cultivo em campo aberto apresentou maior produtividade. As cultivares Regiane, seguido de Angelina apresentaram os maiores valores para produtividade.

Biografia do Autor

  • Anderson da Silva Ricardo, Unesp-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Registro
    Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.
  • Gláucia Maria Pereira Pavarini, Docente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.
    Engenheira Agronoma- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Em 1998, concluiu o mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela UNESP-Botucatu, e em 2002 o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP-Jaboticabal. Atualmente é docente em regime RDIDP na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Experimental de Registro.

Downloads

Publicado

30.10.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TELAS DE SOMBREAMENTO NO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE. (2014). Nucleus, 11(2), 433-442. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1375

Artigos Semelhantes

221-230 de 1166

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)