MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONCRETO À ABSTRAÇÃO

Autores

  • Antonio Carlos Carrera de Souza
  • Zionice Garbelini Martos FFCL

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v3i1.425

Palavras-chave:

Material didático. Educação matemática. Piaget. Ensino fundamental. Problematização.

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma reflexão acerca das idéias de J. Piaget na tentativa de relacioná-las com o uso de materiais didáticos no ensino Fundamental. Para tratar destes conhecimentos, utilizaremos, primeiramente, a abordagem cognitivista, desenvolvida por Piaget e seus colaboradores. A seguir, um dos autores aponta algumas abordagens acerca dos sensos matemáticos e da teorização, os quais fazem parte de sua pesquisa de doutorado. Será tratado também o conceito de construto reflexivo. E, ainda, que a problematização (Cf. Mendonça, 1993) é vista como uma das forma de utilização de MDP (materiais didáticos pedagógicos).

Downloads

Publicado

30.07.2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONCRETO À ABSTRAÇÃO. (2010). Nucleus, 3(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v3i1.425

Artigos Semelhantes

1-10 de 399

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.