MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONCRETO À ABSTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v3i1.425Palavras-chave:
Material didático. Educação matemática. Piaget. Ensino fundamental. Problematização.Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma reflexão acerca das idéias de J. Piaget na tentativa de relacioná-las com o uso de materiais didáticos no ensino Fundamental. Para tratar destes conhecimentos, utilizaremos, primeiramente, a abordagem cognitivista, desenvolvida por Piaget e seus colaboradores. A seguir, um dos autores aponta algumas abordagens acerca dos sensos matemáticos e da teorização, os quais fazem parte de sua pesquisa de doutorado. Será tratado também o conceito de construto reflexivo. E, ainda, que a problematização (Cf. Mendonça, 1993) é vista como uma das forma de utilização de MDP (materiais didáticos pedagógicos).Downloads
Publicado
30.07.2010
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONCRETO À ABSTRAÇÃO. (2010). Nucleus, 3(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v3i1.425