A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3950Palavras-chave:
Matemática. Cidadão. Cidadania. Ensino Médio.Resumo
Resumo: O ensino de matemática nas escolas por muitas vezes está ancorado em uma abordagem de ensino tradicional, ou seja, oferece aos alunos uma aprendizagem mecânica, baseada na memorização e repetição, entretanto, a Matemática excede os conteúdos, ela está atrelada a elementos do cotidiano e questões sociais. O ensino de Matemática para o exercício da cidadania é um exemplo o qual é destacado em documentos oficiais de educação como Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9.394/96- LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais- DCN e Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Em consonância a estes documentos, o objetivo geral desta pesquisa é verificar como a Matemática do Ensino Médio pode ser abordada para formar cidadãos capazes de exercer a cidadania. Já os objetivos específicos são verificar na literatura a importância da Matemática como ferramenta para formar cidadãos e propor atividades que envolvam conceitos matemáticos a fim de contribuir na formação cidadã dos alunos do Ensino Médio. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, procurou-se responder a seguinte questão de pesquisa: como a Matemática do Ensino Médio pode ser abordada para formar cidadãos capazes de exercer a cidadania? Como resultado destaca-se que a Matemática ensinada para a formação do cidadão é essencial para o exercício da cidadania. Dessa forma, deve ser abordada de forma contextualizada a realidade social dos alunos, aprimorando as habilidades de questionar e argumentar por meio de conhecimentos científicos- matemáticos e por fim, é proposto um material para intervir nessa realidade, podendo ser utilizado para a formação cidadã dos alunos.Downloads
Publicado
29.04.2022
Edição
Seção
Artigos
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A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. (2022). Nucleus, 19(1), 81-99. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3950