EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): A LUTA PELO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.647Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Políticas Públicas Educacionais. Formação docente. Analfabetismo. CidadaniaResumo
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino que oferece o direito à educação às pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio na idade própria. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que inclui histórico, políticas públicas, diretrizes curriculares, docência e perspectivas discentes e uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários com questões abertas dirigidas a educadores e educandos e uma produção de textos para alunos de 2ª e 4ª séries de uma escola municipal de Ituverava. O objetivo geral deste estudo foi compreender as dinâmicas da EJA no Brasil à luz das políticas públicas educacionais implementadas no país assim como as perspectivas e concepções de professores e alunos. A análise e interpretação dos dados mostraram a importância da alfabetização e do curso para o desenvolvimento de uma aprendizagem consciente que impulsiona a cidadania e o ingresso ao mercado de trabalho.Downloads
Publicado
27.04.2012
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Artigos
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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): A LUTA PELO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA. (2012). Nucleus, 9(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.647