O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3975Palavras-chave:
Coordenação pedagógica. Ensino. Educação. FormaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância do coordenador pedagógico em unidades escolares de educação básica, públicas e privadas, bem como compreender a forma de atuar e os desafios cotidianos intrínsecos a sua função, além de conhecer como percebem o seu papel de formadores, integradores e mediadores do processo de ensino e aprendizagem. O estudo utiliza a pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas por videochamadas com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas de educação básica públicas e privadas do estado de São Paulo. Na análise dos dados da pesquisa empírica, infere-se que as coordenadoras entrevistadas percebem a relevância do seu trabalho na efetivação de um ensino de qualidade; entendem que são o pilar para o desenvolvimento coletivo e democrático, pautado no diálogo, no acolhimento, na liberdade e na participação; reconhecem os desafios cotidianos como oportunidade de crescimento; demonstram conhecimento do seu papel como formadoras, e compreendem a formação como a reflexão na prática sobre a prática.Downloads
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29.04.2022
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Artigos
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O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2022). Nucleus, 19(1), 137-155. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3975