FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PIBID - SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA

Autores

  • Maria Madalena Gracioli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Lucimary B. Pedrosa de Andrade Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2859

Palavras-chave:

Formação de professores. Jogos na educação. Pedagogia. PIBID.

Resumo

Várias pesquisas têm revelado a fragilidade da formação inicial dos professores tendo em vista que a maioria dos currículos dos cursos de licenciaturas está fundamentada em modelos nos quais os estudos teóricos estão desarticulados das práticas pedagógicas, impossibilitando aos licenciandos experiências formativas a partir das situações concretas do exercício do trabalho docente. Considerando a necessidade de se repensar os modelos atuais da formação superior de professores, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID. Desde 2012 a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCL - participa do programa, desenvolvendo subprojetos com alunos das licenciaturas de Pedagogia, Letras, Matemática, Biologia e História. O presente artigo tem como objetivo apresentar aspectos da organização e do desenvolvimento das ações do subprojeto de Pedagogia aplicado nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Ituverava, o qual enfoca o trabalho com jogos no contexto educacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental fundamentado em autores que discutem a formação docente e a importância dos jogos na educação e em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), as Diretrizes para o curso de Pedagogia (2006) e os documentos relativos ao PIBID. Os resultados obtidos com a realização do subprojeto de Pedagogia evidenciam a relevância do programa enquanto política pública destinada à formação de professores e sua contribuição no aprimoramento das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica.

Biografia do Autor

  • Maria Madalena Gracioli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Docente e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava – FFCL. Coordenadora do subprojeto PIBID/FFCL. Docente do Programa de Pós-graduação em Análise e Planejamento de Políticas Públicas – UNESP – Franca. E-mail: gracioli@feituverava.com.br
  • Lucimary B. Pedrosa de Andrade, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - FFCL, Coordenadora Institucional do PIBID/ FFCL. Docente do Programa de Pós-graduação em Análise e Planejamento de Políticas Públicas – UNESP – Franca. E-mail: lucimarypandrade@yahoo.com.br
  • Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL). Coordenadora do Subprojeto PIBID/FFCL. E-mail: priscilagimenes1@gmail.com

Downloads

Publicado

30.10.2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PIBID - SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA. (2017). Nucleus, 14(2), 175-186. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2859

Artigos Semelhantes

1-10 de 1232

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)