O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2847Palavras-chave:
Lúdico. Educação Infantil. PráticaResumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, que teve como foco a discussão do brincar nas diferentes etapas do desenvolvimento infantil por meio da abordagem de alguns jogos e brincadeiras voltados a primeira etapa da Educação Básica. Procurou-se enfatizar a maneira como crianças se relacionam em seu cotidiano e a forma como interagem socialmente, além de destacar os benefícios proporcionados nos primeiros anos de vida. Com isso, foram levantados aspectos que envolvem o universo lúdico e o cotidiano infantil acerca de alguns teóricos, tanto da Psicologia quando da área educacional. A referida pesquisa aborda ainda, de forma simples, algumas considerações práticas e teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e o papel do educador, sujeito fundamental neste processo. Como resultado, foi compreendido a importância do papel do lúdico, as relações sociais advindas desta prática, a construção de conceitos, desenvolvimento integral, além da vivência de maneira significativa frente aos benefícios proporcionados. Desta forma, este estudo proporcionará uma visão e leitura mais consciente acerca do brincar infantil, capaz de formar indivíduos críticos, participativos, e com autonomia perante as dificuldades enfrentadasDownloads
Publicado
06.05.2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE. (2020). Nucleus, 17(1), 7-29. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2847