O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2847Keywords:
Lúdico. Educação Infantil. PráticaAbstract
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, que teve como foco a discussão do brincar nas diferentes etapas do desenvolvimento infantil por meio da abordagem de alguns jogos e brincadeiras voltados a primeira etapa da Educação Básica. Procurou-se enfatizar a maneira como crianças se relacionam em seu cotidiano e a forma como interagem socialmente, além de destacar os benefícios proporcionados nos primeiros anos de vida. Com isso, foram levantados aspectos que envolvem o universo lúdico e o cotidiano infantil acerca de alguns teóricos, tanto da Psicologia quando da área educacional. A referida pesquisa aborda ainda, de forma simples, algumas considerações práticas e teóricas acerca dos jogos, brincadeiras e o papel do educador, sujeito fundamental neste processo. Como resultado, foi compreendido a importância do papel do lúdico, as relações sociais advindas desta prática, a construção de conceitos, desenvolvimento integral, além da vivência de maneira significativa frente aos benefícios proporcionados. Desta forma, este estudo proporcionará uma visão e leitura mais consciente acerca do brincar infantil, capaz de formar indivíduos críticos, participativos, e com autonomia perante as dificuldades enfrentadasDownloads
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2020-05-06
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Articles
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O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE. (2020). Nucleus, 17(1), 7-29. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2847