EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de observar os caminhos traçados e as práticas pedagógicas, utilizadas na rede regular, numa instituição privada, para atender um aluno autista, tendo como ponto de partida a prática da inclusão. Para compreender o universo autista, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que traz como principais autores: Cunha, Cavaco e Grinker. Como este trabalho possui caráter inclusivo, autores como Mantoan e Stainback & Stainback, são constantemente citados, em defesa da inclusão nas escolas. O estudo de caso utilizado legitima a natureza qualitativa da pesquisa, por meio das entrevistas, registros fotográficos, e da observação da metodologia utilizada pela professora para desenvolver seu trabalho com a criança. Foi possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola regular, é um desafio constante ao professor, à escola e à família, pois muitos paradigmas necessitam ser rompidos, e o aperfeiçoamento profissional precisa ser conquistado.
Palavras-chave
Autismo, Inclusão, Prática pedagógica, Ensino regular
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PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.989