EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Madalena Gracioli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Rafaela Cristina Bianchi

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.989

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Prática pedagógica, Ensino regular

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de observar os caminhos traçados e as práticas pedagógicas, utilizadas na rede regular, numa instituição privada, para atender um aluno autista, tendo como ponto de partida a prática da inclusão. Para compreender o universo autista, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que traz como principais autores: Cunha, Cavaco e Grinker. Como este trabalho possui caráter inclusivo, autores como Mantoan e Stainback & Stainback, são constantemente citados, em defesa da inclusão nas escolas. O estudo de caso utilizado legitima a natureza qualitativa da pesquisa, por meio das entrevistas, registros fotográficos, e da observação da metodologia utilizada pela professora para desenvolver seu trabalho com a criança. Foi possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola regular, é um desafio constante ao professor, à escola e à família, pois muitos paradigmas necessitam ser rompidos, e o aperfeiçoamento profissional precisa ser conquistado.

Biografia do Autor

  • Maria Madalena Gracioli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Doutora em Sociologia com pós doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.
  • Rafaela Cristina Bianchi
    Pós-graduada em Educação especial e inclusiva pela Universidade de Franca, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, professora na Prefeitura Municipal de Orlândia e na Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra.

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Publicado

29.10.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2014). Nucleus, 11(2), 125-138. https://doi.org/10.3738/1982.2278.989

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