A MEDIAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.178Palavras-chave:
Mediação. Professor. Psicologia histórico-cultural. Ensino fundamentalResumo
O estudo aqui enfocado pretende investigar a influência da prática pedagógica mediadora no processo de ensino-aprendizagem de um sexto ano do Ensino Fundamental em uma Escola da rede pública municipal. Desenvolve-se com os 39 alunos e com o professor de Língua Portuguesa da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural e de uma pesquisa de campo do tipo etnográfica, priorizando o caráter qualitativo. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professor e análise documental. Tais dados são analisados buscando encontrar neles indícios que comprovam ou não a existência de um trabalho mediador por parte do professor, tal qual definidos por Vigotsky (1998) e Wallon (1975). Os resultados obtidos alertam para a necessidade de o professor conscientizar-se de sua importância como mediador no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
27.10.2009
Edição
Seção
Artigos
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A MEDIAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2009). Nucleus, 6(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.178