INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊCIA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DE 2008 A 2018
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de produções dos últimos 10 anos acerca da Educação Inclusiva no Ensino Superior, mostrando o quanto é importante o papel das IES, que tem o papel de proporcionar as pessoas com deficiência um processo educacional justo e democrático, visando a elaboração de políticas de inclusão, tanto no espaço arquitetônico quanto pedagógico, garantindo nesse sentido, condições de acesso e permanência dos alunos com deficiência nas universidades. Assim, com base em dados recentes do Ministério da Educação, o trabalho justifica-se pela necessidade de ações e políticas educacionais que contemplem o Ensino superior com um olhar atento à diversidade humana. A metodologia usada foi a revisão de artigos encontrados nas revistas: Revista Educação Especial (UFSM) e Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) de 2008 a 2018. Dos artigos publicados nesse período foram encontrados e selecionados 10 trabalhos, que tinham como tema a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Ensino Superior, mostrando as políticas de inclusão e as necessidades de um projeto pedagógico e arquitetônico, além do preparo dos docentes para atenderem esses alunos com a qualidade de ensino adequada. Os resultados obtidos orientam a elaboração de ações inclusivas, como Núcleos de Acessibilidade nas IES, que têm como objetivo melhorar a acessibilidade e a inclusão dos alunos com deficiência nas universidades do país. Concluímos que é de suma importância a implementação de estudos e políticas educacionais que pautem a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades brasileiras, possibilitando a oferta de um ensino de qualidade, com preparação adequada de gestores e docentes, garantindo o ensino/aprendizagem e futuramente o ingresso no mercado de trabalho.
Palavras-chave
Educação Especial. Ensino Superior. Inclusão.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.3023