A EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA VISÃO SOBRE O CONTEXTO PROFISSIONAL DIANTE DE CENÁRIOS COMPLEXOS E INOVATIVOS
Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IESs) devem ser aptas na preparação de profissionais cada vez mais qualificados para os desafios nas diferentes áreas do conhecimento e suas aplicações diversas na sociedade, incluindo o trabalho de pesquisa, inovação, novas patentes, assim como também o estímulo no surgimento de novas empresas. No entanto, este cenário está longe de ser realidade, pois a análise dos indicadores de Ensino Superior evidencia que o foco atual está na democratização do acesso, levando a questionamentos sobre a qualidade do ensino proporcionado a essa quantidade massiva de alunos. A presente pesquisa apresentou caráter exploratório e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica, com o intuito de promover a identificação dos fatores determinantes para o processo de ensino-aprendizagem e das metodologias ativas envolvidas neste contexto. Além disso, a pesquisa se apoiou na perspectiva de sistemas complexos, uma vez que o conceito de “complexidade” está imerso na interdisciplinaridade literária, e vem sendo cada vez mais empregado em estudos nas áreas sociais. O presente estudo tem o objetivo geral de apresentar propostas, em torno de uma visão futura, para a consolidação de um Ensino Superior estruturado e voltado para a formação de indivíduos que atendam às exigências profissionais da sociedade e que estejam aptos para o desenvolvimento de inovações incrementais e radicais, em tempo cada vez mais exponencial. Os resultados obtidos, evidenciam a importância da definição de mecanismos de avaliação alinhados com as exigências externas à universidade, no intuito de atender às exigências do mercado de trabalho, além de promover o desenvolvimento de capacidades empreendedoras, científicas e tecnológicas nos alunos.
Palavras-chave
Ensino superior; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Gestão do conhecimento; Inovação
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.3042