A EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA VISÃO SOBRE O CONTEXTO PROFISSIONAL DIANTE DE CENÁRIOS COMPLEXOS E INOVATIVOS

Autores

  • Francisco José Martins Universidade Federal de São Carlos
  • Pedro Henrique Camargo de Abreu Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-5663-2782
  • Alexandre Calabro Simon Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3042

Palavras-chave:

Ensino superior, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Gestão do conhecimento, Inovação

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IESs) devem ser aptas na preparação de profissionais cada vez mais qualificados para os desafios nas diferentes áreas do conhecimento e suas aplicações diversas na sociedade, incluindo o trabalho de pesquisa, inovação, novas patentes, assim como também o estímulo no surgimento de novas empresas. No entanto, este cenário está longe de ser realidade, pois a análise dos indicadores de Ensino Superior evidencia que o foco atual está na democratização do acesso, levando a questionamentos sobre a qualidade do ensino proporcionado a essa quantidade massiva de alunos. A presente pesquisa apresentou caráter exploratório e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica, com o intuito de promover a identificação dos fatores determinantes para o processo de ensino-aprendizagem e das metodologias ativas envolvidas neste contexto. Além disso, a pesquisa se apoiou na perspectiva de sistemas complexos, uma vez que o conceito de “complexidade” está imerso na interdisciplinaridade literária, e vem sendo cada vez mais empregado em estudos nas áreas sociais. O presente estudo tem o objetivo geral de apresentar propostas, em torno de uma visão futura, para a consolidação de um Ensino Superior estruturado e voltado para a formação de indivíduos que atendam às exigências profissionais da sociedade e que estejam aptos para o desenvolvimento de inovações incrementais e radicais, em tempo cada vez mais exponencial. Os resultados obtidos, evidenciam a importância da definição de mecanismos de avaliação alinhados com as exigências externas à universidade, no intuito de atender às exigências do mercado de trabalho, além de promover o desenvolvimento de capacidades empreendedoras, científicas e tecnológicas nos alunos.

Biografia do Autor

  • Francisco José Martins, Universidade Federal de São Carlos
    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor de Ensino Superior e profissional na área de Sistemas de Gestão da Qualidade
  • Pedro Henrique Camargo de Abreu, Universidade Estadual de Campinas
    Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e Mestrando em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Alexandre Calabro Simon, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
    Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB), MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Professor e Coordenador na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC)

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Publicado

31.10.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA VISÃO SOBRE O CONTEXTO PROFISSIONAL DIANTE DE CENÁRIOS COMPLEXOS E INOVATIVOS. (2018). Nucleus, 15(2), 63-76. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3042

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