INFORMÁTICA NA SALA DE AULA: REALIDADE OU UTOPIA?

Autores

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba Fundação Educacional de Ituverava
  • Susana Marcele de Lima Fundação Educacional de Ituverava
  • Sueli Antônia Reis Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.63

Palavras-chave:

Informática, Tecnologia Educacional, Sala de aula, Representações Sociais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar e analisar como está se efetivando a inserção dos computadores nas escolas e como os docentes concebem o uso desta tecnologia. Como referenciais teóricos esta pesquisa busca fundamentos nos estudos de Pierre Lévy e Serge Moscovici. A pesquisa qualitativa norteia esta investigação realizada em três escolas do interior do estado de São Paulo. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados questionários semi-estruturados e observações de aulas, visando identificar os possíveis fatores que podem interferir na utilização da informática em sala de aula, bem como as concepções das próprias docentes sobre o tema. Relacionando as concepções, reflexões e práticas pedagógicas observadas foi possível estabelecer as seguintes categorias: 1) Uso do computador como instrumento de apoio à prática pedagógica; 2) Uso do computador como minimizador da exclusão digital dos discentes; 3) Docentes versus competência tecnológica e, 4) Computadores como elementos de decoração nas escolas. Estas diferentes concepções contribuem para a discussão sobre os fatores determinantes nos processos de ensino e aprendizagem e na inclusão digital: a intervenção pedagógica eficaz, o papel da própria escola como instituição de ensino, a participação efetiva da comunidade escolar e dos próprios discentes. Esta investigação pretende contribuir trazendo informações e questionamentos que levem o professor a refletir sobre sua práxis e sobre sua importância como responsável pelo uso do computador como aliado em seu fazer pedagógico.

Biografia do Autor

  • Valdinéa Rodrigues de Souza Borba, Fundação Educacional de Ituverava
    Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto). Docente do curso de graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava - SP.
  • Susana Marcele de Lima, Fundação Educacional de Ituverava
    Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (Fundação Educacional de Ituverava - SP).
  • Sueli Antônia Reis, Fundação Educacional de Ituverava
    Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (Fundação Educacional de Ituverava - SP).

Downloads

Publicado

25.04.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INFORMÁTICA NA SALA DE AULA: REALIDADE OU UTOPIA?. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.63

Artigos Semelhantes

1-10 de 1189

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.