INFORMÁTICA NA SALA DE AULA: REALIDADE OU UTOPIA?
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.63Palavras-chave:
Informática, Tecnologia Educacional, Sala de aula, Representações Sociais.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar e analisar como está se efetivando a inserção dos computadores nas escolas e como os docentes concebem o uso desta tecnologia. Como referenciais teóricos esta pesquisa busca fundamentos nos estudos de Pierre Lévy e Serge Moscovici. A pesquisa qualitativa norteia esta investigação realizada em três escolas do interior do estado de São Paulo. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados questionários semi-estruturados e observações de aulas, visando identificar os possíveis fatores que podem interferir na utilização da informática em sala de aula, bem como as concepções das próprias docentes sobre o tema. Relacionando as concepções, reflexões e práticas pedagógicas observadas foi possível estabelecer as seguintes categorias: 1) Uso do computador como instrumento de apoio à prática pedagógica; 2) Uso do computador como minimizador da exclusão digital dos discentes; 3) Docentes versus competência tecnológica e, 4) Computadores como elementos de decoração nas escolas. Estas diferentes concepções contribuem para a discussão sobre os fatores determinantes nos processos de ensino e aprendizagem e na inclusão digital: a intervenção pedagógica eficaz, o papel da própria escola como instituição de ensino, a participação efetiva da comunidade escolar e dos próprios discentes. Esta investigação pretende contribuir trazendo informações e questionamentos que levem o professor a refletir sobre sua práxis e sobre sua importância como responsável pelo uso do computador como aliado em seu fazer pedagógico.Downloads
Publicado
25.04.2008
Edição
Seção
Artigos
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INFORMÁTICA NA SALA DE AULA: REALIDADE OU UTOPIA?. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.63