PROJETOS E PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS EM DIFERENTES CONTEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1642Palavras-chave:
Juventude, Futuro, Ensino médio, ImigrantesResumo
As discussões realizadas ao longo deste texto resultam de fragmentos de duas investigações e expõe aspectos preponderantes existentes nas formulações de projetos de futuro de jovens estudantes do Ensino Médio e de jovens brasileiros imigrantes em Portugal. A primeira pesquisa foi realizada com jovens estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Franca- SP. A outra investigação foi realizada com jovens brasileiros imigrantes em Portugal. Os resultados apontam que os jovens percebem o futuro como sinônimo de mundo adulto, onde inevitavelmente terão que assumir os papéis que consideram de responsabilidade; temem o futuro ao mesmo tempo em que nele depositam esperança de uma vida melhor. Trabalho, sucesso profissional e constituição de família são projetos comuns, os que vivem em Portugal percebem também o desafio de escolher o país em esperam no futuro viver.Downloads
Publicado
01.11.2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
PROJETOS E PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS EM DIFERENTES CONTEXTOS. (2016). Nucleus, 13(2), 5-16. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1642