IMPLANTAÇÃO DE CANTEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO 3º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, PIRASSUNUNGA, SP.
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2151Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, fitoterápicos, projetos didáticos, transdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho teve por objetivo propiciar o ensino de Botânica por meio de interdisciplinaridade com a disciplina de Química e transdiciplinarmente com o ensino de Etnobotânica, discutindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à utilização de plantas medicinais para a manutenção da saúde das populações de países pobres e/ou em desenvolvimento. Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa quali-quantitativa participativa como procedimento metodológico, enquadrando-se aos propósitos iniciais da pesquisa para a consecução de seus objetivos. Desta forma, foi utilizada a modalidade pesquisa-ação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo. A intervenção realizada com os alunos do 3º. Ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Pirassununga, permitiu a integralização dos conteúdos de Botânica (Sistemática, Morfoanatomia, Fisiologia, Evolução e Produção Vegetal), com os de Química (Reconhecimento de moléculas e funções orgânicas), por meio de aulas teóricas e práticas sobre obtenção, cultivo, plantio, princípios ativos e utilização de plantas medicinais (fitoterápicos). interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, e o desenvolvimento de aulas prático-teóricas diversificadas, foram às formas com as quais se atingiu a eficácia em relação ao ensino-aprendizagem, atestadas pelos resultados obtidos nas avaliações estatísticas e nos depoimentos dos discentes com relação à importância dos conhecimentos Etnobotânicos e das recomendações da OMS sobre a utilização de plantas medicinais por pessoas de baixa renda. Relaciona-se também o sucesso da intervenção com o planejamento sistemático do projeto que possibilitou a integração da equipe gestora, docentes e alunos na realização das etapas bimestrais que culminaram na autorregulação da aprendizagem do alunado.Downloads
Publicado
30.04.2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
IMPLANTAÇÃO DE CANTEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO 3º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, PIRASSUNUNGA, SP. (2017). Nucleus, 14(1), 213-228. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2151