RPG COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DISCENTES DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS-SP
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1109Palavras-chave:
Aprendizagem, Projetos Didáticos, EnsinoResumo
O jogo de interpretação de papéis (RPG) é muito diferente de jogos comuns, pois é possível comparar uma sessão de jogo a uma peça de teatro ou filme, resguardando a diferença que, durante tal sessão, os participantes têm a liberdade de ação e improvisam suas falas, o que caracteriza um verdadeiro “teatro de improviso”. Nesse ínterim, a prática de tal jogo torna o aprendizado mais divertido e corrobora para o desenvolvimento de interesse dos discentes, pois permite ao aluno vivenciar a matéria da sala de aula, fixando melhor seu conteúdo. O presente trabalho teve por objetivo a verificação da eficiência do RPG como “ferramenta” de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia em alunos da segunda série do Ensino Médio em um Colégio Estadual situado no município de Santa Cruz das Palmeiras, SP. O uso do RPG como “ferramenta” facilitadora do ensino de Biologia foi eficaz, pois, despertou nos discentes envolvidos a curiosidade pelo saber. Além disso, serviu para o desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas científicos e contribuiu em caso isolado para o início do reestabelecimento de relações sócio familiares. Entretanto, como se pode observar na metodologia utilizada, tal ferramenta apenas se torna passível de uso em pequenos grupos de alunos.Downloads
Publicado
31.10.2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
RPG COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE BIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DISCENTES DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS-SP. (2014). Nucleus, 11(2), 161-169. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1109