PRÁTICA DE CAMPO: APRENDIZAGEM SOBRE BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL VERIFICADA EM DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP.

Autores

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes Prof. Dr. Em Biologia Vegetal. Docente do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS. Av. Maximiliano Baruto, 500. Jardim Universitário, Araras, SP. CEP: 13640-000. Docente PEB II de Biologia. E. E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010. E-mail: cpmoraes@gmail.com.
  • Guilherme Fernando Santana Aluno de Iniciação Científica do Laboratório de Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS. Av. Maximiliano Baruto, 500. Jardim Universitário, Araras, SP. CEP: 13640-000.
  • Cláudia Elizabete Duarte Profa. Readaptada de Biologia, E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
  • Cássio Picinato Gomes-da-Silva Prof. de Língua Inglesa (Letras) da E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
  • Zilda Maria Bernardo Coordenadora Ensino Fundamental da E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
  • Ana Paula Siqueira Guimarães Sinotti Coordenadora Ensino Médio da E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1415

Palavras-chave:

Aula de campo, Ensino-aprendizagem, Práticas pedagógicas, Projetos educacionais

Resumo

A realização de aulas relacionadas a Ciências da Natureza em ambientes naturais tem sido apontada como prática educacional eficaz e eficiente, tanto por envolver e motivar adolescentes nas atividades educativas, quanto por caracterizar importante instrumento relacionado à superação da fragmentação dos conteúdos escolares. Este trabalho fundamentou-se em uma pesquisa quali-quantitativa participativa como procedimento metodológico, enquadrando-se aos propósitos iniciais da pesquisa para a consecução de seus objetivos. Desta forma, foi utilizada a modalidade pesquisa-ação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo. A prática de campo realizada no Parque Estadual de Porto Ferreira auxiliou efetivamente na aprendizagem dos conhecimentos de Educação Ambiental e Biologia, principalmente com relação à identificação e compreensão dos caracteres e importância de fatores bióticos do meio. Sugere-se a presença de Geógrafos, além de Biólogos na composição de equipes multidisciplinares para viagens pedagógicas de tal natureza, a fim de tornar mais eficiente o ensino sobre fatores abióticos do meio ambiente. Tal prática motiva os discentes a aprender e integra por meio da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade conteúdos fragmentados do currículo escolar relacionados à Biogeografia.

Biografia do Autor

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes, Prof. Dr. Em Biologia Vegetal. Docente do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS. Av. Maximiliano Baruto, 500. Jardim Universitário, Araras, SP. CEP: 13640-000. Docente PEB II de Biologia. E. E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010. E-mail: cpmoraes@gmail.com.
    Prof. de Botânica e Ecologia Uniararas Prof. PEB II Biologia. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Guilherme Fernando Santana, Aluno de Iniciação Científica do Laboratório de Análises Ambientais do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS. Av. Maximiliano Baruto, 500. Jardim Universitário, Araras, SP. CEP: 13640-000.
    Aluno de Iniciação Científica do Laboratório de Meio Ambiente da Uniararas
  • Cláudia Elizabete Duarte, Profa. Readaptada de Biologia, E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
    Prof. PEB II Biologia. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Readaptada).
  • Cássio Picinato Gomes-da-Silva, Prof. de Língua Inglesa (Letras) da E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
    Prof. PEB II Inglês. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
  • Zilda Maria Bernardo, Coordenadora Ensino Fundamental da E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
    Coordenadora Ensino Fundamental da E.E. Pirassununga.
  • Ana Paula Siqueira Guimarães Sinotti, Coordenadora Ensino Médio da E.E. Pirassununga. Rua José Bonifácio, 325 - Centro, Pirassununga, SP. CEP: 13630-010.
    Coordenadora Ensino Médio da E.E. Pirassununga.

Downloads

Publicado

30.04.2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRÁTICA DE CAMPO: APRENDIZAGEM SOBRE BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL VERIFICADA EM DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP. (2015). Nucleus, 12(1), 361-370. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1415

Artigos Semelhantes

1-10 de 1193

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)