PRÁTICA DE CAMPO: APRENDIZAGEM SOBRE BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL VERIFICADA EM DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP.
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1415Palavras-chave:
Aula de campo, Ensino-aprendizagem, Práticas pedagógicas, Projetos educacionaisResumo
A realização de aulas relacionadas a Ciências da Natureza em ambientes naturais tem sido apontada como prática educacional eficaz e eficiente, tanto por envolver e motivar adolescentes nas atividades educativas, quanto por caracterizar importante instrumento relacionado à superação da fragmentação dos conteúdos escolares. Este trabalho fundamentou-se em uma pesquisa quali-quantitativa participativa como procedimento metodológico, enquadrando-se aos propósitos iniciais da pesquisa para a consecução de seus objetivos. Desta forma, foi utilizada a modalidade pesquisa-ação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo. A prática de campo realizada no Parque Estadual de Porto Ferreira auxiliou efetivamente na aprendizagem dos conhecimentos de Educação Ambiental e Biologia, principalmente com relação à identificação e compreensão dos caracteres e importância de fatores bióticos do meio. Sugere-se a presença de Geógrafos, além de Biólogos na composição de equipes multidisciplinares para viagens pedagógicas de tal natureza, a fim de tornar mais eficiente o ensino sobre fatores abióticos do meio ambiente. Tal prática motiva os discentes a aprender e integra por meio da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade conteúdos fragmentados do currículo escolar relacionados à Biogeografia.Downloads
Publicado
30.04.2015
Edição
Seção
Artigos
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PRÁTICA DE CAMPO: APRENDIZAGEM SOBRE BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL VERIFICADA EM DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP. (2015). Nucleus, 12(1), 361-370. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1415