EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Authors

  • Maria Madalena Gracioli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Rafaela Cristina Bianchi

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.989

Keywords:

Autismo, Inclusão, Prática pedagógica, Ensino regular

Abstract

Este trabalho tem a finalidade de observar os caminhos traçados e as práticas pedagógicas, utilizadas na rede regular, numa instituição privada, para atender um aluno autista, tendo como ponto de partida a prática da inclusão. Para compreender o universo autista, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que traz como principais autores: Cunha, Cavaco e Grinker. Como este trabalho possui caráter inclusivo, autores como Mantoan e Stainback & Stainback, são constantemente citados, em defesa da inclusão nas escolas. O estudo de caso utilizado legitima a natureza qualitativa da pesquisa, por meio das entrevistas, registros fotográficos, e da observação da metodologia utilizada pela professora para desenvolver seu trabalho com a criança. Foi possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola regular, é um desafio constante ao professor, à escola e à família, pois muitos paradigmas necessitam ser rompidos, e o aperfeiçoamento profissional precisa ser conquistado.

Author Biographies

  • Maria Madalena Gracioli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Doutora em Sociologia com pós doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava.
  • Rafaela Cristina Bianchi
    Pós-graduada em Educação especial e inclusiva pela Universidade de Franca, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, professora na Prefeitura Municipal de Orlândia e na Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra.

Published

2014-10-29

Issue

Section

Articles

How to Cite

EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2014). Nucleus, 11(2), 125-138. https://doi.org/10.3738/1982.2278.989

Similar Articles

1-10 of 209

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)