EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.989Keywords:
Autismo, Inclusão, Prática pedagógica, Ensino regularAbstract
Este trabalho tem a finalidade de observar os caminhos traçados e as práticas pedagógicas, utilizadas na rede regular, numa instituição privada, para atender um aluno autista, tendo como ponto de partida a prática da inclusão. Para compreender o universo autista, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que traz como principais autores: Cunha, Cavaco e Grinker. Como este trabalho possui caráter inclusivo, autores como Mantoan e Stainback & Stainback, são constantemente citados, em defesa da inclusão nas escolas. O estudo de caso utilizado legitima a natureza qualitativa da pesquisa, por meio das entrevistas, registros fotográficos, e da observação da metodologia utilizada pela professora para desenvolver seu trabalho com a criança. Foi possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola regular, é um desafio constante ao professor, à escola e à família, pois muitos paradigmas necessitam ser rompidos, e o aperfeiçoamento profissional precisa ser conquistado.Downloads
Published
2014-10-29
Issue
Section
Articles
License
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.How to Cite
EDUCAÇÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2014). Nucleus, 11(2), 125-138. https://doi.org/10.3738/1982.2278.989