O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3975Palabras clave:
Coordenação pedagógica. Ensino. Educação. FormaçãoResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância do coordenador pedagógico em unidades escolares de educação básica, públicas e privadas, bem como compreender a forma de atuar e os desafios cotidianos intrínsecos a sua função, além de conhecer como percebem o seu papel de formadores, integradores e mediadores do processo de ensino e aprendizagem. O estudo utiliza a pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas por videochamadas com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas de educação básica públicas e privadas do estado de São Paulo. Na análise dos dados da pesquisa empírica, infere-se que as coordenadoras entrevistadas percebem a relevância do seu trabalho na efetivação de um ensino de qualidade; entendem que são o pilar para o desenvolvimento coletivo e democrático, pautado no diálogo, no acolhimento, na liberdade e na participação; reconhecem os desafios cotidianos como oportunidade de crescimento; demonstram conhecimento do seu papel como formadoras, e compreendem a formação como a reflexão na prática sobre a prática.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
2022-04-29
Número
Sección
Artículos
Licencia
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Cómo citar
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2022). Nucleus, 19(1), 137-155. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3975