CONFABULANDO COM FÁBULAS
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3106Palavras-chave:
Literatura. Leitura. Interpretação. Autoria.Resumo
Este trabalho, propõe uma reflexão acerca da atual situação do aluno-leitor e de sua competência leitora, além de apontar uma possível intervenção para incentivar o desenvolvimento da leitura polissêmica por meio do letramento literário. Objetiva defender que a Literatura é capaz de sensibilizar, inquietar e motivar um leitor inicial. E, para tanto, demonstra na prática como tornar possível tal atividade. Articulando com a teoria, expõe experiências de ensino e de leituras de fábulas, as quais resultaram na publicação de uma coletânea escrita pelos alunos. Fundamenta-se teoricamente na Análise da teoria literária, na Análise do Discurso francesa e na Teoria Bakhtiniana. Este trabalho demonstra ser possível a adaptação de um material didático às necessidades do aluno, e, a análise de obras literárias, com textos significativos, mesmo nas séries iniciais do Ensino Fundamental, possibilitando gestos interpretativos polissêmicos, os quais geram (re)escritas autorais, o que permite a assunção do sujeito-leitor a sujeito-autor. Adotou-se uma metodologia de pesquisa aplicada, numa abordagem qualitativa de natureza explicativa, além de sugestão de uma prática docente.Downloads
Publicado
30.04.2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
CONFABULANDO COM FÁBULAS. (2019). Nucleus, 16(1), 165-180. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3106