DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Thayse Barbosa Borges Bianchi Centro Universitário Barão de Mauá
  • MARIO MARCOS LOPES Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2897

Palavras-chave:

Dificuldades, Alfabetização, Leitura, Escrita

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as principais dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização (leitura e escrita) durante os anos iniciais do ensino fundamental e apontar estratégias que possam ser utilizadas para minimizar as deficiências neste processo. Dessa forma, a pesquisa servirá como material de apoio aos profissionais da área da educação que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, podendo auxiliar nas intervenções pedagógicas. Este artigo aponta os principais teóricos que discutem a temática e suas contribuições em relação às causas das dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita e a importância da sua identificação e da intervenção no desenvolvimento do estudante. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, que embasa o estudo. Os resultados mostram que a escola, a família e o educador devem trabalhar em conjunto na busca de soluções diversificadas para contribuir ou minimizar essas dificuldades.

Biografia do Autor

  • Thayse Barbosa Borges Bianchi, Centro Universitário Barão de Mauá
    Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá
  • MARIO MARCOS LOPES, Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Autou como Tutor e Orientador no Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em espaços educadores sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional, Metodologia da Pesquisa Científica e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como Professor da Educação Básica.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. (2021). Nucleus, 18(1), 63-81. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2897