O REUNI A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3108Palavras-chave:
Reuni, Revisão Sistemática, Administração PúblicaResumo
Em 2007, o governo federal lançou o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Inserido no PAC foi elaborado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e com ele o Reuni, que consiste em uma política pública que proporcionou a ampliação do ensino superior público no Brasil. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), o que se tem produzido em relação ao Reuni, desde sua criação (2007) até o ano de 2018. Pelo exposto, nota-se que os trabalhos publicados entre 2008 e 2010 buscaram discutir e analisar as propostas do Reuni no âmbito nacional e tendo como base suas diretrizes. Estes foram o ponto de partida para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao programa. Já em 2011, próximo ao período de fim de sua vigência, tem inicio os estudos com outros enfoques na abordagem do programa, propondo-se discutir seus reflexos em determinado curso especifico. A partir de 2012, os trabalhos passam a se diversificar também com o início da discussão da expansão e democratização da educação superior. Já nos estudos posteriores, os trabalhos seguem amplas linhas de análises, incluindo os reflexos do programa em outros objetos de análises, como universidades e municípios. Sendo assim, constatou-se que apesar da realização de estudos com diferentes perspectivas de análise, é necessário aprofundar na realização de estudos que busquem avaliar as externalidades positivas e negativas do programa.Downloads
Publicado
30.04.2019
Edição
Seção
Artigos