EFEITO DE DENSIDADES DE PLANTAS EM CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM PARA A REGIÃO DE UBERABA-MG

Autores

  • Anna Letícia Pereira Silva Fernandes Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Nicolly Urzedo Carneiro
  • Luís Henrique de Souza Fávaro
  • Maria Eduarda Rocha Rossi André Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Márcio José de Santana Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3832

Palavras-chave:

População de plantas, cultivar, Phaseolus vulgaris L.

Resumo

O feijoeiro é distribuído em vários países de clima tropical e subtropical e apesar da adaptação e distribuição geográfica é pouco tolerante a fatores externos de ambiente, sendo assim exigente quanto às condições edafoclimáticas. O espaçamento e a densidade de plantio do feijoeiro têm efeito sobre o controle de plantas daninhas e são uma importante estratégia para a utilização mais eficiente de alguns fatores de produção, como luz, água e nutrientes. O presente estudo objetivou avaliar as principais características produtivas e a severidade de doenças para o feijão comum, cultivado sob densidades de semeadura na região de Uberaba-MG. O experimento foi conduzido no IFTM – Campus Uberaba. O delineamento experimental empregado foi o DBC em esquema fatorial 2x4; utilizou-se as cultivares de feijão-comum BRSMG Madrepérola e BRS Estilo associadas a populações de plantas 120, 180, 240 e 300 mil plantas ha -1 com 6 repetições. Dentre os resultados verificou-se decréscimo de produção em maiores densidades. Analisando a severidade de doença houve diferença significativa, com relação às cultivares BRSMG Madrepérola que se mostrou suscetível às doenças encontradas no ensaio.

Biografia do Autor

  • Anna Letícia Pereira Silva Fernandes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro
    Técnica Agrícola, graduanda em Engenharia Agronômica. Atua no Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Agronômica e no Núcleo de Estudo em Manejo de Irrigação - NUMAI.
  • Nicolly Urzedo Carneiro
    Técnica Agrícola e Engenheira Agrônoma, formada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba; pós graduanda em Proteção de Plantas pela Fazu. Atuando como Agente de Geração de Demanda, da Corteva, através do canal de distribuição Coopercitrus.
  • Luís Henrique de Souza Fávaro
    Engenheiro Agrônomo Formado pelo IFTM pós graduando em Nutrição de Plantas e Fertilidade do Solo pela FAZU, Agente Gerador de Demanda BAYER
  • Maria Eduarda Rocha Rossi André, Instituto Federal do Triângulo Mineiro
    Técnica agrícola, graduanda em Engenharia Agronômica, membro do PET Engenharia Agronômica (Programa de Educação Tutorial) e, dos grupos de pesquisa NUMAI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Manejo de Irrigação) e GPAGRO (Grupo de Pesquisas em Agrometeorologia).
  • Márcio José de Santana, Instituto Federal do Triângulo Mineiro
    Professor do IFTM Campus Uberaba, MG, Pós-doutor em Produção Vegetal, coordenador NUMAI e GPagro IFTM.

Downloads

Publicado

29.04.2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EFEITO DE DENSIDADES DE PLANTAS EM CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM PARA A REGIÃO DE UBERABA-MG. (2022). Nucleus, 19(1), 111-125. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3832

Artigos Semelhantes

1-10 de 1171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)