RISCO E GLOBAL SOURCING: UMA ANÁLISE DAS OPERAÇÕES GLOBAIS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3912

Palavras-chave:

PALAVRAS CHAVE, Internacionalização de empresas, Negócios internacionais, Importação, Exportação, Riscos da Internacionalização.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a conjuntura e as especificidades da indústria automobilística, analisando principalmente as grandes empresas deste mercado, dados de importação e exportação e de participação no mercado, mudanças ocorridas nas últimas décadas e os riscos que estas empresas têm na execução de suas atividades. A metodologia utilizada é de levantamento bibliográfico e a organização de um ensaio teórico. As mudanças em escala global na indústria automobilística apresentam fortes elos entre as concorrentes e direcionamento estratégico. Sento possível apresentar três tendências de convergências nas estratégias das montadoras de veículos a partir dos anos 1990: (1) Produzir onde se vende, (2) adaptação ao mercado e a cultura local, e (3) o aproveitamento das plataformas globais para criar capacidade de montagem mais genérica e menos presa a modelos específicos, buscando a flexibilidade de suas plantas. Este setor passará por uma preocupação importante nos próximos anos, a de romper com o desafio que se desenha para as empresas da cadeia global automotiva nos próximos anos, a transição de uma indústria de menor impacto ambiental.

Biografia do Autor

  • Ítalo Brener Carvalho, CEFETMG
    Doutor em Administração
  • Victor Hugo Bandeira Carvalho, CEFETMG
    Graduado em Administração

Publicado

06.06.2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RISCO E GLOBAL SOURCING: UMA ANÁLISE DAS OPERAÇÕES GLOBAIS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. (2022). Nucleus, 19(1), 425-. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3912

Artigos Semelhantes

1-10 de 1215

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.