CULTIVO DE FEIJOEIRO EM DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO NO NOROESTE PAULISTA

Autores

  • Wilson José Oliveira Souza UNICASTELO - CAMPUS DE FERNANDÓPOLIS
  • Isabela Zocal dos Santos UNICASTELO, Campus de Fernandópolis

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.76

Palavras-chave:

feijão, plantio direto, plantio convencional, cultivo mínimo, matéria seca

Resumo

O experimento foi conduzido na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, Campus de Fernandópolis, SP, com o objetivo de estudar os efeitos de diferentes sistemas de preparo do solo sobre o comportamento da cultura do feijoeiro no período de inverno. Adotou-se delineamento de blocos casualizados (DBC), com três tratamentos e quatro repetições, em parcelas de 1,5 m2 de área, com dimensões de 1,5 x 1,0m. Os tratamentos utilizados foram: PC: semeadura convencional de feijão, com revolvimento do solo e controle mecânico de plantas daninhas; CM: sistema de cultivo mínimo de feijão no inverno, com revolvimento mínimo do solo e controle químico de plantas daninhas; PD: semeadura de feijão em sistema de plantio direto no inverno e controle de químico de plantas daninhas. Avaliou-se o desenvolvimento das plantas de feijoeiro, a produção de matéria seca e produção de grãos. Os dados obtidos mostraram que o desenvolvimento médio das plantas de feijoeiro foi maior no sistema de plantio direto. Todos os sistemas de preparo estudados mostraram produção de matéria seca e de grãos semelhantes, indicando que o maior desenvolvimento não se refletiu nestes parâmetros. Há necessidade de se prolongar os estudos nestas condições, para que resultados mais conclusivos sejam obtidos.

Biografia do Autor

  • Wilson José Oliveira Souza, UNICASTELO - CAMPUS DE FERNANDÓPOLIS
    Doutor em Agronomia (FCAV/UNESP)Docente pesquisador na área de solos e mecanização com ênfase em produção sustentável. Consultor na área de solos e planejamento.
  • Isabela Zocal dos Santos, UNICASTELO, Campus de Fernandópolis
    Engenheira Agrônoma pela UNICASTELO, Campus de Fernandópolis (SP). Pós-graduanda em Cultura da cana-de-açúcar: produção e tecnologia (Lato sensu) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

24.11.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CULTIVO DE FEIJOEIRO EM DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO NO NOROESTE PAULISTA. (2008). Nucleus, 5(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.76

Artigos Semelhantes

1-10 de 338

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.