MÉTODOS DE CUSTEIO – ALVO ( TARGET COSTING ) E KAIZEN ( KAIZEN COSTING) APOIADO POR QFD ( QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT ) COMO FERRAMENTAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E NA PRODUÇÃO

Autores

  • GLAUCIA APARECIDA PRATES UNESP

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.982

Palavras-chave:

Kaizen, Custeio-alvo, QFD

Resumo

O Target Costing ( Custeio-alvo) é uma ferramenta estratégica para planejamento que considera uma visão holística de seus produtos e suas composições e identifica as oportunidades para redução de custos e melhoria do produto. Esta mentalidade está se incorporando nos meios empresariais, pois, cada vez mais, o mercado é influenciado pelo valor que os clientes atribuem aos produtos e às suas características. Assim, deve-se apurar o custo máximo em que se possa incorrer para se obter o retorno desejado, a partir de um preço ditado pelo mercado sobre o qual as empresas não podem influenciar. É diferente da concepção tradicional, onde o preço é uma função do custo que se incorre para produzir determinado bem. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar através de pesquisa bibliográfica sobre aplicação de métodos de redução de custos através da integração Sistemas de Custeio-Alvo e Kaizen apoiados pelo QFD ( Quality Function Deployment) de melhorias no desenvolvimento de produtos já existentes e otimização de processos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas envolvidos no trabalho e sua interação. Percebe-se que, justamente nas indústrias japonesas surgiram alguns conceitos e técnicas utilizadas até hoje, consideradas muito atuais e que influenciam os relacionamentos das empresas com seus fornecedores. Dentre eles, podem ser citados: QFD e também o tema tratado neste artigo, o sistema de custo kaizen. Isto deve-se à profunda recessão pela qual as indústrias japonesas passaram desde a década de 50 até o início da década de 90, que obrigaram as empresas a reduzir intensamente seus custos fixos e buscar a melhoria contínua de seus processos.

Biografia do Autor

  • GLAUCIA APARECIDA PRATES, UNESP
    Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998)., Especializações na área de engenharia da qualidade na University of Nagoya e Tsukuba- Japão. Atualmente é professor da UNESP Universida Estadual Paulista “ Julio de Mesquita Filho - Campus Experimental de Itapeva. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa operacional, pequenas empresas, controle estatístico do processo, Engenharia da qualidade, gestão da qualidade, sistemas de gestão ambiental, empreendedorismo e tecnologia da informação.

Downloads

Publicado

14.04.2014

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)