TESTES DE DETERIORAÇÃO CONTROLADA E DE ENVELHECIMENTO ACELERADO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE REPOLHO

Authors

  • Paula Mauri Bernardes Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Carlos Lopes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Fonsêca Zanotti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ludymila Brandão Motta Universidade Federal do Espírito Santo
  • Liana Hilda Golin Mengarda Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cristiane Spadeto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1225

Keywords:

Brassica oleracea L., germinação, vigor

Abstract

O objetivo do trabalho foi verificar a eficiência dos testes de deterioração controlada e envelhecimento acelerado na diferenciação da qualidade fisiológica de sementes de repolho, cvs. “quatro estações” e “sessenta dias”. As sementes foram submetidas aos testes de deterioração controlada com teores de água de 16, 18, 20 e 22%, a 45 ºC durante 24 h, e ao teste de envelhecimento acelerado (45 ºC por 48 h). Em seguida, as sementes foram dispostas em placas de Petri, acondicionadas em BOD com temperatura constante de 30 ºC, sendo avaliadas quanto à germinação e ao vigor. Os testes de envelhecimento acelerado e deterioração controlada são eficientes para identificar diferentes níveis de vigor das sementes dos cultivares de repolho “quatro estações” e “sessenta dias”, principalmente por meio da análise do índice de velocidade de geminação.

Author Biography

  • José Carlos Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Produção Vegetal, área de sementes e ecofisiologia da germinação e desenvolvimento de plantas

Published

2015-03-30

Issue

Section

Articles

How to Cite

TESTES DE DETERIORAÇÃO CONTROLADA E DE ENVELHECIMENTO ACELERADO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE REPOLHO. (2015). Nucleus, 12(1), 51-58. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1225

Similar Articles

1-10 of 78

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2