UMA CONDIÇÃO NECESSÁRIA E SUFICIENTE PARA RESOLUBILIDADE EM C? DE OPERADORES DIFERENCIAIS PARCIAIS

Autores/as

  • Júlio César de Jesus Onofre Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v1i1.392

Palabras clave:

Harvey

Resumen

No estudo de operadores diferenciais parciais temos um grande interesse em saber se dado um operador diferencial este será ou não, resolúvel. Dentro desta ótica, neste trabalho, apresento um importante resultado devido a Harvey que nos dá uma condição necessária e suficiente para resolubilidade de EDP’s em C?. Será demonstrado uma proposição decorrente deste teorema, que nos garanta uma condição necessária envolvendo soluções singulares do operador transposto para resolubilidade em C?do operador. Neste trabalho será apresentada também uma classe de exemplos de operadores não resolúveis, conclusão esta dada pelo teorema.

Biografía del autor/a

  • Júlio César de Jesus Onofre, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial, Análise e Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: manipulação, aplicação, simplificação, técnicas e resolução.

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

UMA CONDIÇÃO NECESSÁRIA E SUFICIENTE PARA RESOLUBILIDADE EM C? DE OPERADORES DIFERENCIAIS PARCIAIS. (2010). Nucleus, 1(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v1i1.392