ICONICIDADE E SUAS FUNCIONALIDADES

Autores/as

  • Josiane Freitas Barbosa Fundação Educacional de Ituverava
  • Cleide Aparecida Prado Fundação Educacional de Ituverava
  • Sandra Valéria Barbosa de Souza Lima Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.545

Palabras clave:

Semiótica.Iconicidade.Imagens

Resumen

Este estudo tem como objetivo demonstrar o princípio da iconicidade em sua funcionalidade, trabalhando com a linguagem da imagem. Essa funcionalidade será apresentada através de alguns conceitos sobre a semiótica no que diz respeito à comunicação não verbal, visando à importância dos ícones contidos nas imagens sobre o tabaco. no estudo realizado fica evidente o potencial icônico dos signos não verbais e de como o elemento iconicidade garante ao enunciador a interpretação da ideia , garantindo assim a eficiência das mensagens. O trabalho em questão foi desenvolvido baseado nos conceitos teóricos de Bleiktein (1992), Pierce entre outros, e através de imagens altamente icônicas de imagens veiculadas pela internet.

Biografía del autor/a

  • Josiane Freitas Barbosa, Fundação Educacional de Ituverava
    Licenciatura em Letras
  • Cleide Aparecida Prado, Fundação Educacional de Ituverava
    Licenciatura em Letras
  • Sandra Valéria Barbosa de Souza Lima, Fundação Educacional de Ituverava
    Licenciatura em Letras

Publicado

2011-04-29

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1-10 de 15

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.