IMPLANTAÇÃO DE CANTEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO 3º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, PIRASSUNUNGA, SP.
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo propiciar o ensino de Botânica por meio de interdisciplinaridade com a disciplina de Química e transdiciplinarmente com o ensino de Etnobotânica, discutindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à utilização de plantas medicinais para a manutenção da saúde das populações de países pobres e/ou em desenvolvimento. Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa quali-quantitativa participativa como procedimento metodológico, enquadrando-se aos propósitos iniciais da pesquisa para a consecução de seus objetivos. Desta forma, foi utilizada a modalidade pesquisa-ação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo. A intervenção realizada com os alunos do 3º. Ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Pirassununga, permitiu a integralização dos conteúdos de Botânica (Sistemática, Morfoanatomia, Fisiologia, Evolução e Produção Vegetal), com os de Química (Reconhecimento de moléculas e funções orgânicas), por meio de aulas teóricas e práticas sobre obtenção, cultivo, plantio, princípios ativos e utilização de plantas medicinais (fitoterápicos). interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, e o desenvolvimento de aulas prático-teóricas diversificadas, foram às formas com as quais se atingiu a eficácia em relação ao ensino-aprendizagem, atestadas pelos resultados obtidos nas avaliações estatísticas e nos depoimentos dos discentes com relação à importância dos conhecimentos Etnobotânicos e das recomendações da OMS sobre a utilização de plantas medicinais por pessoas de baixa renda. Relaciona-se também o sucesso da intervenção com o planejamento sistemático do projeto que possibilitou a integração da equipe gestora, docentes e alunos na realização das etapas bimestrais que culminaram na autorregulação da aprendizagem do alunado.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; fitoterápicos; projetos didáticos; transdisciplinaridade
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PDFDOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.2151