REPERCUSSÕES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL AOS PROCESSOS SOCIALIZADORES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.3096Palavras-chave:
Desenvolvimento emocional, crianças, socialização, relação professor-alunoResumo
O foco principal deste trabalho reside em caracterizar o desenvolvimento emocional infantil, contrapondo-o aos processos de socialização na escola, cujo ator principal é o professor, por meio da relação que estabelece com os alunos. Aponta as origens e discute as necessidades básicas de desenvolvimento da criança, apontando como os professores podem contribuir neste processo, por meio de um olhar sensível e técnico acerca do comportamento infantil, proporcionado por conhecimentos da teoria de Winnicott. Neste espaço potencial de crescimento que constitui a escola, o papel do professor ao se relacionar e mediar as relações entre as crianças, é um dos fatores determinantes à construções estruturantes acerca de relacionamentos, que estas levarão por toda vida. O professor, ao conhecer o processo de desenvolvimento emocional de seus alunos e suas formas de expressão, poderá direcioná-los a experiências sociais mais ricas e impactantes à sua formação enquanto pessoa.Downloads
Publicado
31.10.2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Como Citar
REPERCUSSÕES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL AOS PROCESSOS SOCIALIZADORES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. (2019). Nucleus, 16(2), 13-24. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3096