REPERCUSSÕES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL AOS PROCESSOS SOCIALIZADORES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3096

Palavras-chave:

Desenvolvimento emocional, crianças, socialização, relação professor-aluno

Resumo

O foco principal deste trabalho reside em caracterizar o desenvolvimento emocional infantil, contrapondo-o aos processos de socialização na escola, cujo ator principal é o professor, por meio da relação que estabelece com os alunos. Aponta as origens e discute as necessidades básicas de desenvolvimento da criança, apontando como os professores podem contribuir neste processo, por meio de um olhar sensível e técnico acerca do comportamento infantil, proporcionado por conhecimentos da teoria de Winnicott. Neste espaço potencial de crescimento que constitui a escola, o papel do professor ao se relacionar e mediar as relações entre as crianças, é um dos fatores determinantes à construções estruturantes acerca de relacionamentos, que estas levarão por toda vida. O professor, ao conhecer o processo de desenvolvimento emocional de seus alunos e suas formas de expressão, poderá direcioná-los a experiências sociais mais ricas e impactantes à sua formação enquanto pessoa.

Biografia do Autor

  • Andreia Cristiane Wiezzel, UNESP- Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente/SP
    Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, na área de Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REPERCUSSÕES DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL AOS PROCESSOS SOCIALIZADORES NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. (2019). Nucleus, 16(2), 13-24. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3096

Artigos Semelhantes

1-10 de 649

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.