QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA E PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM PROPRIEDADES RURAIS

Autores

  • Ana Paula Nunes FCAV-UNESP-Jaboticabal
  • Laudicéia Giacometti Lopes SAAEJ - Jaboticabal
  • Fernanda de Rezende Pinto FCAV - UNESP - Jaboticabal
  • Luiz Augusto do Amaral FCAV - UNESP - Jaboticabal

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i2.356

Palavras-chave:

Água potável, Água subterrânea, Microbiologia, Zona rural

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a água subterrânea das fontes de abastecimento utilizadas para consumo humano localizadas em propriedades rurais sob os aspectos microbiológicos e físico-químicos e a percepção dos consumidores quanto sua qualidade. Para isso, foram coletadas amostras de água de 35 poços utilizados como fonte de abastecimento em 35 propriedades rurais da região de Jaboticabal - SP. Paralelamente foi aplicado um questionário para levantamento de aspectos qualitativos e realizadas análises físico-químicas (nitrato, turbidez e pH) e microbiológicas (coliformes totais, Escherichia coli, enterococos e microrganismos heterotróficos mesófilos). Os resultados mostraram que 45,7% das amostras estavam fora dos padrões de potabilidade quanto a turbidez, 51,4% quanto ao pH e 42,8% quanto aos parâmetros microbiológicos. A totalidade dos consumidores considerava a água dos poços de boa qualidade, baseado nas características organolépticas, e nenhum realizava algum processo de desinfecção, apesar de amostras estarem impróprias para consumo humano. Conclui-se que a água dos poços das propriedades estudadas representa risco à saúde dos consumidores e ações de educação sanitária nessas populações são necessárias para garantir melhorias na qualidade da água consumida.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Nunes, FCAV-UNESP-Jaboticabal
    Graduação em Ciências Biológicas (FCVA - UNESP - Jaboticabal) Mestrado em Aquicultura (CAUNESP - Jaboticabal) área: qualidade da água em aquicultura, qualidade da água no meio rural, educação ambiental.
  • Laudicéia Giacometti Lopes, SAAEJ - Jaboticabal
    Química responsável pelo tratamento de água do Serviço autônomo de água e esgoto de Jaboticabal (SAAEJ). Doutorado em Química Analítica - IQ - UNESP - Araraquara. área: tratamento de água, qualidade da água em área urbana e rural
  • Fernanda de Rezende Pinto, FCAV - UNESP - Jaboticabal
    Médica Veterinária (FCAV - UNESP - Jaboticabal) Mestrado em Med. Veterinária Preventiva ( (FCAV - UNESP - Jaboticabal) Doutorado em andamento em Med. Veterinária Preventiva ( (FCAV - UNESP - Jaboticabal) área: microbiologia de produtos de origem animal, qualidade da água no meio urbano e rural, saneamento ambiental.
  • Luiz Augusto do Amaral, FCAV - UNESP - Jaboticabal
    Médico Veterinário (FCAV - UNESP - Jaboticabal) Doutorado em Saúde Pública (USP) Docente do departamento de Medicina Veterinária Preventiva da FCAV - UNESP - Jaboticabal área: qualidade da água no meio urbano e rural, saneamento rural, qualidade de produtos de origem animal, qualidade da água na aquicultura.

Downloads

Publicado

29.10.2010

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 269

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)