ESTIMATIVA DA FASE DO CICLO ESTRAL POR CITOLOGIA VAGINAL EM CADELAS (Canis familiaris, LINNAEUS, 1758) DA REGIÃO DE ITUVERAVA-SP

Autores

  • Elaine Cristina Ferreira da Costa Fafram
  • Elzylene Léga Fafram
  • Letícia Neves Fafram

DOI:

https://doi.org/10.3738/na.v1i2.310

Palavras-chave:

Ciclo estral, Citologia vaginal, Cadela

Resumo

O ciclo estral da cadela se divide em fases sucessivas e individualizadas, sendo elas: proestro, estro, metaestro e diestro, seguido de anestro. Estas fases podem ser diferenciadas por exames hormonais ou citológicos, o que permite estimar o período de fertilidade, distúrbios do ciclo estral e inatividade sexual. Desta forma, o presente trabalho teve o intuito de realizar exames citológicos vaginais em cadelas e identificar seus escores reprodutivos. Para tanto, foram realizados exames em 91 fêmeas escolhidas aleatoriamente, durante a campanha de vacinação anti-rábica na cidade de Ituverava-SP, sendo encontrados 14,2% destes animais em proestro; 23,0% em estro; 3,2% em diestro e 52,7% em anestro.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristina Ferreira da Costa, Fafram
    Graduanda do Curso de Medicina Veterinária. FE/FAFRAM. Ituverava-SP
  • Elzylene Léga, Fafram
    Prof. Dra. Responsável pelas disciplinas Semiologia, Técnica Cirúrgica, Patologia Cirúrgica Geral, Ética Profissional e Legislação, Fisiopatologia da Reprodução e Obstetrícia do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Dr. Francisco Maeda de Ituverava - SP e das disciplinas Semiologia, Fisiologia dos Animais Domésticos I e II e Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução I e II do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto - SP.
  • Letícia Neves, Fafram
    Graduanda do Curso de Medicina Veterinária. FE/FAFRAM. Ituverava-SP

Downloads

Publicado

08.12.2009

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>