ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA EM CADELAS

Autores

  • Camila Mario Gorricho Pós-graduanda (Mestrado) em Cirurgia Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP, Jaboticabal.
  • Elzylene Léga Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM
  • Rosângela Kiyoko Jomori Bonichelli Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM
  • Filipe Silva de Mascarenhas Faculdade Dr. Francisco Maeda - FAFRAM

DOI:

https://doi.org/10.3738/21751463.1652

Palavras-chave:

Fetometria, Ultrassom, Cães

Resumo

A ultrassonografia possui grande importância na clínica veterinária de pequenos animais. Além de auxiliar no diagnóstico de afecções, apresenta ampla valia no diagnóstico gestacional de cadelas, por ser método precoce, não invasivo, indolor e sem riscos para a gestante e os neonatos, favorecendo o acompanhamento destes, avaliação da viabilidade fetal e detecção de possíveis anormalidades. Assim, o presente estudo objetivou analisar a eficácia da ultrassonografia durante a gestação da fêmea canina; utilizar parâmetros para determinar a idade gestacional, bem como estimar a data do parto. Portanto, foram utilizadas 29 cadelas gestantes de raças variadas para acompanhamento ultrassonográfico em dias aleatórios, conforme rotina hospitalar, sendo as medidas fetométricas registradas e os parâmetros, mais frequentes, utilizados para estimativa da data de parto.

Biografia do Autor

  • Camila Mario Gorricho, Pós-graduanda (Mestrado) em Cirurgia Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP, Jaboticabal.
    Obstetrícia Animal

Downloads

Publicado

30.05.2018

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 44

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>