POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1771Resumo
O presente texto pretende apresentar as reflexões sobre as possibilidades de inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional e analisar a sua contribuição na construção de saberes significativos. Resulta do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco escolas públicas de Uberaba com a participação dos professores que atuam no 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da tecnologia na construção de saberes significativos e descrever o processo de atuação docente com o uso da tecnologia. O problema foi analisado tomando como base a observação das práticas docentes com a utilização das TICs. De acordo com os resultados obtidos, através das técnicas de observação e entrevista, a experiência foi muito gratificante, pela afetividade e empenho demonstrados pelos professores durante a realização das atividades propostas. Estes dados permitem concluir que o uso das TICs no contexto educacional poderá vir a ser de grande auxílio no processo ensino aprendizagem se houverem investimentos adequados na formação docente. PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Utilização das TICs. Conhecimento.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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Como Citar
POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 239. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1771