POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1771Resumen
O presente texto pretende apresentar as reflexões sobre as possibilidades de inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional e analisar a sua contribuição na construção de saberes significativos. Resulta do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco escolas públicas de Uberaba com a participação dos professores que atuam no 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da tecnologia na construção de saberes significativos e descrever o processo de atuação docente com o uso da tecnologia. O problema foi analisado tomando como base a observação das práticas docentes com a utilização das TICs. De acordo com os resultados obtidos, através das técnicas de observação e entrevista, a experiência foi muito gratificante, pela afetividade e empenho demonstrados pelos professores durante a realização das atividades propostas. Estes dados permitem concluir que o uso das TICs no contexto educacional poderá vir a ser de grande auxílio no processo ensino aprendizagem se houverem investimentos adequados na formação docente. PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Utilização das TICs. Conhecimento.Descargas
Publicado
2017-02-16
Número
Sección
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 239. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1771