POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Autores/as

  • Salvina Aparecida de Oliveira Silva

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1771

Resumen

O presente texto pretende apresentar as reflexões sobre as possibilidades de inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional e analisar a sua contribuição na construção de saberes significativos. Resulta do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco escolas públicas de Uberaba com a participação dos professores que atuam no 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da tecnologia na construção de saberes significativos e descrever o processo de atuação docente com o uso da tecnologia. O problema foi analisado tomando como base a observação das práticas docentes com a utilização das TICs. De acordo com os resultados obtidos, através das técnicas de observação e entrevista, a experiência foi muito gratificante, pela afetividade e empenho demonstrados pelos professores durante a realização das atividades propostas. Estes dados permitem concluir que o uso das TICs no contexto educacional poderá vir a ser de grande auxílio no processo ensino aprendizagem se houverem investimentos adequados na formação docente. PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Utilização das TICs. Conhecimento.

Biografía del autor/a

  • Salvina Aparecida de Oliveira Silva
    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1998) Possui Especialização em Mídias na Educação pela UFU -Universidade de Uberlândia (2014) e Especialização em Didática - Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica Atualmente é supervisora pedagógica e professora da Educação Básica. Área: Educação

Publicado

2017-02-16

Número

Sección

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Cómo citar

POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 239. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1771