REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DAS PARTICULARIDADES DA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1784Resumo
O presente trabalho aborda conceitos relevantes para melhor compreensão da evolução da Gestão de Pessoas até a atualidade, onde o capital humano passou a ser considerado como recursos estratégicos capazes de promover vantagem competitiva para a organização. Tem como principal objetivo, no que diz respeito à Gestão de Pessoas, identificar particularidades existentes no setor público a fim de que, com base na fundamentação teórica, seja possível desenvolver modernas práticas voltadas ao gerenciamento de pessoas nos órgãos e empresas da esfera pública. Outrossim, é possível constatar que as particularidades que mais impactam na Gestão de Pessoas são os processos de recrutamento e seleção, políticas de remuneração, burocracia, avaliação de desempenho, legislação e cultura organizacional. Ademais, a partir deste trabalho pode-se concluir que a Gestão de Pessoas no setor público enfrenta mudanças, os gestores pressionados pela população a prestarem serviços públicos satisfatórios, enxergam que o alcance desse objetivo só será possível por meio da implantação de práticas inovadoras que valorizem seu capital humano.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DAS PARTICULARIDADES DA GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 214. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1784