UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

Autores

  • Leandra dos Santos Aguilar
  • Maria Carolina Paula Luz Morgan Aguiar
  • Marcos Antônio Tosta Bino Filho

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1787

Resumo

O mapa conceitual é um estruturador de conhecimento, mas ainda não é uma ferramenta muito utilizada para transmissão e avaliação de aprendizagem. Sendo utilizado de maneira correta torna-se um método eficaz tanto para os professores, como para os aprendizes e as atividades avaliativas tem a finalidade de analisar se houve compreensão do aluno em determinados assuntos. Muitas atividades de avaliação não são construídas e desenvolvidas de forma que o aluno possa realmente demonstrar tudo o que aprendeu, sendo que, com o mapa de conceitos, o aluno fica livre para montar e organizar seu conhecimento. O objetivo deste trabalho será o de analisar o efeito de trabalhar com o mapa conceitual como instrumento avaliativo de compreensão e avanço do conhecimento. A metodologia aplicada consiste em analisar e avaliar a aprendizagem e o desempenho dos alunos com temas trabalhados em salas de aula. Todos os mapas desenvolvidos foram avaliados com os resultados de inicio e fim de tópico e entre os tópicos. Pode-se concluir que, o uso de mapas conceituais para avaliação de aprendizagem, obteve resultados bastante satisfatórios, para melhor e mais completa construção de conhecimentos adquiridos pelo aluno. A melhor correção dos mapas é através de notas qualitativas e em alguns casos em conjunto com o aluno para sua melhor interpretação. Sua utilização deve ser acompanhada de aulas bem planejadas e preparadas, em prol da aprendizagem significativa do estudante.

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Como Citar

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 7. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1787