UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

Autores/as

  • Leandra dos Santos Aguilar
  • Maria Carolina Paula Luz Morgan Aguiar
  • Marcos Antônio Tosta Bino Filho

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1787

Resumen

O mapa conceitual é um estruturador de conhecimento, mas ainda não é uma ferramenta muito utilizada para transmissão e avaliação de aprendizagem. Sendo utilizado de maneira correta torna-se um método eficaz tanto para os professores, como para os aprendizes e as atividades avaliativas tem a finalidade de analisar se houve compreensão do aluno em determinados assuntos. Muitas atividades de avaliação não são construídas e desenvolvidas de forma que o aluno possa realmente demonstrar tudo o que aprendeu, sendo que, com o mapa de conceitos, o aluno fica livre para montar e organizar seu conhecimento. O objetivo deste trabalho será o de analisar o efeito de trabalhar com o mapa conceitual como instrumento avaliativo de compreensão e avanço do conhecimento. A metodologia aplicada consiste em analisar e avaliar a aprendizagem e o desempenho dos alunos com temas trabalhados em salas de aula. Todos os mapas desenvolvidos foram avaliados com os resultados de inicio e fim de tópico e entre os tópicos. Pode-se concluir que, o uso de mapas conceituais para avaliação de aprendizagem, obteve resultados bastante satisfatórios, para melhor e mais completa construção de conhecimentos adquiridos pelo aluno. A melhor correção dos mapas é através de notas qualitativas e em alguns casos em conjunto com o aluno para sua melhor interpretação. Sua utilização deve ser acompanhada de aulas bem planejadas e preparadas, em prol da aprendizagem significativa do estudante.

Publicado

2017-02-16

Número

Sección

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava