UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1787Resumen
O mapa conceitual é um estruturador de conhecimento, mas ainda não é uma ferramenta muito utilizada para transmissão e avaliação de aprendizagem. Sendo utilizado de maneira correta torna-se um método eficaz tanto para os professores, como para os aprendizes e as atividades avaliativas tem a finalidade de analisar se houve compreensão do aluno em determinados assuntos. Muitas atividades de avaliação não são construídas e desenvolvidas de forma que o aluno possa realmente demonstrar tudo o que aprendeu, sendo que, com o mapa de conceitos, o aluno fica livre para montar e organizar seu conhecimento. O objetivo deste trabalho será o de analisar o efeito de trabalhar com o mapa conceitual como instrumento avaliativo de compreensão e avanço do conhecimento. A metodologia aplicada consiste em analisar e avaliar a aprendizagem e o desempenho dos alunos com temas trabalhados em salas de aula. Todos os mapas desenvolvidos foram avaliados com os resultados de inicio e fim de tópico e entre os tópicos. Pode-se concluir que, o uso de mapas conceituais para avaliação de aprendizagem, obteve resultados bastante satisfatórios, para melhor e mais completa construção de conhecimentos adquiridos pelo aluno. A melhor correção dos mapas é através de notas qualitativas e em alguns casos em conjunto com o aluno para sua melhor interpretação. Sua utilização deve ser acompanhada de aulas bem planejadas e preparadas, em prol da aprendizagem significativa do estudante.Descargas
Publicado
2017-02-16
Número
Sección
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 7. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1787