DENGUE: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM MUNICÍPIOS MINEIROS, DE 2007 A 2012.
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1842Resumo
O Dengue é a infecção viral endêmica de maior incidência mundial, necessitando de efetiva mobilização social para controle/combate às epidemias. Metodologia: Estudo analítico-descritivo, por revisão da literatura e relatos de experiência; de publicações dos últimos oito anos pertinentes ao tema. Objetivos: Identificar as ações profilático-preventivas de combate/enfrentamento do dengue empregadas por municípios de Minas Gerais, em relatos de experiências, levantamento do Coeficiente de Incidência do dengue antes e depois das ações (série histórica) verificando sua resolutividade. Conclusões: As ações empregues no controle/combate ao Dengue foram inefetivas e confirmam o padrão imunológico de resistência comunitária, descrito em ciclos de três anos ou pela inserção de novo sorotipo. O tamanho populacional não interfere na qualidade da mobilização social ou efetividade das ações empregues. Necessita-se investir em novas estratégias de comunicação e sensibilização comunitária, para combate aos criadouros, e em saneamento básico e destinação correta dos resíduos sólidos, para efetivo controle do Dengue.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DENGUE: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM MUNICÍPIOS MINEIROS, DE 2007 A 2012. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 228. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1842