JOVENS APRENDIZES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NA CIDADE DE ITUVERAVA-SP
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1912Resumo
A competitividade no mercado de trabalho fez aumentar a busca por profissionais qualificados. Tendo em vista a crescente procura de empregos e a falta de qualificação dos jovens em sua primeira oportunidade de trabalho, o Ministério do Trabalho criou no ano de 2000 a Lei nº 10.097, denominada Lei da Aprendizagem, que busca promover a inserção do jovem no mercado de trabalho, com idade entre 14 a 24 anos, e sua qualificação técnica. Este artigo teve como objetivo analisar quais e se as expectativas dos jovens aprendizes foram alcançadas ao ingressar no mercado de trabalho, após serem contratados por determinadas empresas na cidade de Ituverava-SP. A pesquisa foi realizada no mês de maio/2014 e contou com a participação de 83 jovens que foram contratados como jovens aprendizes em diversas empresas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado. Obteve como resultado informações acerca das expectativas desses aprendizes, quais eram ao ingressar no mercado de trabalho e se serão alcançadas futuramente.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
JOVENS APRENDIZES E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NA CIDADE DE ITUVERAVA-SP. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 201. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1912