A MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Amanda dos Santos Rocha Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Glauber da Motta Teixeira FE/FFCL

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1997

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar a matemática financeira como instrumento de planejamento na infância e na adolescência dos brasileiros. Cujo fundamento se deu por motivo de que ultimamente ouvimos em noticiários que a inadimplência está crescendo constantemente, provocada principalmente pela falta de planejamento. Por meio de pesquisa exploratória e uma revisão literária sobre o assunto em artigos, livros, reportagens recentes e entre outros, foi possível verificar que o ensino básico brasileiro ainda não possui como parte da grade curricular a educação financeira, na qual poderia contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes transformando a sua realidade. Fato interessante que observamos, é que, os países que têm uma alfabetização financeira efetiva possuem um melhor desenvolvimento econômico e uma economia mais sólida. Constata-se que certamente se a sociedade brasileira se unir, e agir com sinergia, podemos ter um país mais justo e fazer com que os jovens se conscientizem que o futuro depende deles.

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava