A FALHA RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO NO BRASIL E SUAS CONSEQUENCIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2112Resumo
O presente artigo intenta relatar a reintegração social dos presos, enfatizando assim as falhas do sistema e as causas que levam os presídios a se tornarem verdadeiros depósitos humanos, acrescentando o trabalho nas penitenciarias como incentivo ao preso de resgatar a sua dignidade, uma vez que foi perdida quando sentenciado. Será também abordado sobre o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, tendo como objetivo expor a situação do preso, que por muitas vezes tem seus direitos violados pela ressocialização deficiente, colocando em pauta as seguintes questões: como reintegrar um ex-presidiário na sociedade? Qual a consequência de um sistema carcerário falho? Como melhorar o sistema penitenciário brasileiro? Qual a decorrência do egresso na sociedade com a passagem no sistema penitenciário atual? Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados o método indutivo, como base lógica, e o cartesiano na fase de tratamento dos dados colhidos. Após a pesquisa, chega-se ao entendimento de que o Sistema Carcerário Brasileiro não cumpre a sua função, que é a ressocialização do detento.Downloads
Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A FALHA RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO NO BRASIL E SUAS CONSEQUENCIAS SOCIAIS. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 109. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2112