CONSEQUÊNCIAS DO ATAQUE DA BROCA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Resumo
A Diatraea saccharalis comumente conhecida como broca-da-cana, uma das pragas mais importantes na cultura da cana-de-açúcar, é responsável pela redução de 0,42% de açúcar, 0,21% de álcool e 1,14% de produção cana a cada 1% de intensidade de infestação(GARCIA, 2013). A conseqüência do seu ataque também envolve danos diretos e indiretos, os quais comprometem a qualidade do açúcar (SANTOS,2013). O objetivo do presente ensaio de pesquisa foi o de avaliar as conseqüência do ataque da broca-da-cana em diferentes estádios de desenvolvimento da planta, em área comercial de soqueira no município de São Joaquim da Barra, SP, na safra 2017/18.O experimento foi composto por quatro tratamentos (diferentes locais da injuria da broca-da-cana no colmo) e avaliados os seguintes parâmetros: comprimento e diâmetro do colmo, produtividade, intensidade de infestação, açúcares redutores , açúcar total recuperável , fibra, pH, sacarose e Pureza.Houve alteração nos parâmetros de Pureza e Fibra sob infestação da broca-da-cana.
Referências
A BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR .2016 Disponível em: .Acesso em: 10 de Setembro de 2017.
ALMEIDA, Luiz Carlos de (Org.). Broca da cana causa prejuízos milionários: Broca da cana causa prejuízos milionários. 2016. Luiz Carlos de Almeida. Disponível em: <http://www.canalbioenergia.com.br/artigoprejuizos-bilionarios-causados-pela-broca-da-cana>.Acesso em: 05 dez. 2016.
DINARDO, Vitor et al. Avaliação da pol em cana-de-açúcar com ciclo de maturação em início da safra: avaliação da pol em cana-de-açúcar com ciclo de maturação em início da safra. In: SEMANA DE TECNOLOGIA DO CURSO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JABOTICABAL, 4. 2011, Jaboticabal. Ciência & Tecnologia.. Jaboticabal: Fatec-jb,, 2011. v. 3, p. 1 - 4.
GARCIA, José F.. Manual de Identificação de Pragas da Cana: Manual de Identificação de Pragas da Cana. 2013. F. Disponível em: <https://www.fmcagricola.com.br/portal/manuais/pragas_cana/files/assets/common/downloads/publication.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2018.
MARIN, Fábio Ricardo. Cana-de-açúcar: Relação entre cultura e climaf. 2016. Agência embrapa. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_10_711200516716.html>. Acesso em: 15 nov. 2017.
PAVAN, L. F. Q.; Influência do local de ataque de Diatraea saccharalis em colmos de cana na qualidade da matéria prima. 2013. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava, 2013.
PETRUSSI, João Antônio Fernandes. Consequências do ataque da broca-da-cana em diferentes estádios de desenvolvimento da cana-de-açúcar. 2016. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Faculdade Dr. Francisco Maeda, Fundação Educacional de Ituverava.
ROSSATO JUNIOR, J. A. de S. Influência dos estressores bióticos Diatraea saccharalis (Fabr.) (Lepidoptera: Crambidae) e Mahanarva fimbriolata (Stål) (Hemiptera: Cercopidae) na produtividade e qualidade tecnológica da cana-deaçúcar. 2009. 61 p. (Dissertação de Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal.
ROSSATO JUNIOR, J.A. Perdas qualitativas e quantitativas ocasionadas pela broca da cana: Broca da cana. Jaboticabal: Rossato Jr., 2012. 47 p. (1). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MANEJO DE PRAGAS. Disponível em: <http://www.stab.org.br/palestras_de_pragas_2012/05_rossato_sem_stab_presentation_2012_autorizada.pdf>. Acesso em: 21 agosto. 2018.
SANTOS, Fernando (Ed.). Cana-de-açúcar do plantio à colheita. Viçosa: Folha Artes, 2013. 257 p.
SEGATO, Silvelena Vanzolini et al (Org.). Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba: Alexandre de Sene Pinto, 2006. 415 p.
SILVA, Letícia Iannacone di Maio. Avaliação da resistência de genótipos de cana-de-açúcar à broca da cana: avaliação da resistência de genótipos de cana-de-açúcar à broca da cana. 2016. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Universidade de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa. Cap. 1. Disponível em: <http://www.agn.ufv.br/wp-content/uploads/2017/08/TCC-Letícia-Iannacone.pdf>. Acesso em: 12 set. 2018.
SILVA, Thomas Okumura. IMPACTO DO ATAQUE DA BROCA-DA-CANA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR: IMPACTO DO ATAQUE DA BROCA-DA-CANA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR. 2017. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Fafram- Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava, 2017.
TAVARES, Sílvio Roberto de Lucena. Determinação do teor de fibra de cana-de-açúcar em diferentes biomas visando o processamento de resíduos para a produção de biocombustíveis sólidos e biomassa energética.. 2013. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/web/mobile/publicacoes/-/publicacao/996817/determinacao-do-teor-de-fibra-de-cana-de-acucar-em-diferentes-biomas-visando-o-processamento-de-residuos-para-a-producao-de-biocombustiveis-solidos-e-biomassa-energetica>. Acesso em: 13 set. 2018.
VALSECHI, O.et al. Estudos sobre alguns efeitos da broca (Diatraea saccharalis Fabr.) na cana-de-açúcar e seus reflexos na indústria açucareira. Piracicaba: ESALQ/Departamento de Tecnologia Rural, 1976. 140p.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).