ANÁLISE DA PRECISÃO DE UM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO REALIZADO COM O GPS L1/L2 E A IMAGEM DE SATÉLITE GOOGLE EARTH PRO PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREA E DO PERÍMETRO EM UMA PROPRIEDADE PARTICULAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Mireli Carmo Vieira Silva, Vinicius Antonio Maciel

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados de um levantamento realizado com o GPS L1/L2 e a imagem de satélite Google Eearth Pro de uma mesma área e de um mesmo perímetro em uma propriedade particular no interior do estado de São Paulo. O objetivo foi avaliar a precisão do levantamento realizado com as imagens fornecidas pelo Google Earth Pro, tomando-se como base a precisão dos resultados do GPS L1/L2. A área e o perímetro foram levantados, primeiramente, com o GPS Geodésico L1/L2 da marca Topcon, modelo Hiper SR, os dados processados pelo software Topcon Tools e o ajustamento das precisões e o desenho do mapa realizados pelo software Metricatopo. Na sequência, procedeu-se ao levantamento com as imagens de satélite do software Google Earth Pro, sendo a demarcação realizada manualmente sobre a imagem disponibilizada no sistema. Os resultados sugerem uma boa precisão das medidas levantadas na imagem de satélite para levantamentos topográficos expeditos, porém se ressaltam as discrepâncias das precisões oferecidas por essa ferramenta.

Palavras-chave


Georreferenciamento. Precisão.Topografia.

Texto completo:

PDF

Referências


GONÇALVES, J.A.; MADEIRA, S.; SOUSA, J. Topografia: Conceitos e Aplicações. 2. ed. Porto: Lidel Edições Técnicas, 2008.

LIMA, R. da Silva et al. Utilização do Google Earth para obtenção de mapas viários urbanos para SIG. Revista MundoGEO. Jul. 2009. Disponível em: < http://mundogeo.com/blog/ 2009/07/09/ utilizacao-do- google-earth-para-obtencao-de-mapas-viarios-urbanos-para-sig/>. Acesso em: 22 ago. 2018.

McCORMAC, Jack. Topografia. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Norma Técnica para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais. 3a ed. Brasília: INCRA/MDA, 2013. Disponível em: < www.sigef.gov.br.>. Acesso em: 21 ago. 2018.

RAMALHO, G. M. Avaliação da Precisão de um levantamento topográfico realizado com GPS topográfico e pelo software Google Earth. Ituverava:FE/FAFRAM, 2015. 24 f. Trabalho de Coclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Agronômica). Faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava. Ituverava.

REIS, R. F.; THUM, A. B.; VERONEZ, M. R.; SILVAR, R. M.; SOUZA, G. C. Georreferenciamento de Imóveis Rurais – A realidade Brasileira e no Rio Grande do Sul In:

AZAMBUJA, J. L. F.; MATSUOKA, M. T. Topografia e GPS – conquistas e desafios. Anais do II Seminário Anual de Pesquisas em Geodésia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.