COLHEITA MECANIZADA DE CAFÉ SOB DIFERENTES VELOCIDADES
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho operacional da colheita mecanizada de café submetida à diferentes marchas do trator durante a colheita, sendo realizado no município de Claraval/Mg. A lavoura da variedade Catuaí Vermelho/99. A colhedora de arrasto, utilizada no experimento, é modelo Tornado Compacta Evolution. Em todas operações foram utilizadas vibrações das hastes de 1900rpm. A colhedora foi tracionada por um trator da marca Massey Fergusson, com 65 cv, acionamento através da TDP, 540 rpm. O experimento foi constituído de tratamentos e 3 repetições. Os tratamentos foram correspondentes à marchas diferentes, sendo elas: T1 – 3ª marcha, T2 – 4ª marcha e T3 – 1ª marcha sem redutor. Para avaliação do experimento foram observados os seguintes parâmetros: Produção por planta, tempo gasto na colheita e capacidade operacional. De acordo com os resultados pode-se concluir que a capacidade operacional da colheita mecanizada do café varia em função da velocidade de colheita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).