A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Authors

  • André Cassio Paterra
  • Alessandra Pereira do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1870

Abstract

Novas possibilidades surgem para o ensino da Matemática, devido à tecnologia, onde grande variedade de programas computacionais gera significado especial na construção do conhecimento. Esta pesquisa objetiva discutir o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, os métodos e as formas utilizadas e se esses recursos são aliados na construção da efetiva aprendizagem. Apresenta inicialmente os conceitos de tecnologia e menciona ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Os sujeitos foram professores do Ensino Médio, de uma escola pública. A prática para análise e considerações deu-se por meio de uma pesquisa de campo, com a utilização de questionário. Reconhece-se com o desenvolver desta pesquisa a utilização das tecnologias como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, verificando que a simples inclusão de recursos tecnológicos não significa aprendizagem, é preciso qualidade na utilização e esta vai depender de como as propostas são interpretadas pelos professores, sendo importante que os mesmos saibam utilizar tais ferramentas.

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava