EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E LIMITAÇÕES DO CAMPO DE ESTUDO DE TD&E NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Authors

  • Luana Paula de Oliveira Universidade de São Paulo.
  • Priscila Cristina Barbosa Fidelis Universidade de São Paulo.
  • Priscila Miquelino da Silva Universidade de São Paulo.
  • Gláucio Antônio de Oliveira Newton Paiva.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1872

Abstract

Este trabalho objetivou descrever a evolução, tendências e limitações relacionadas ao campo de estudo na temática de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E) no contexto organizacional a partir de seus três subsistemas basais: Avaliação de Necessidades de ações Instrucionais; Planejamento e Execução e Avaliação de Treinamento. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura. Os resultados apontaram que este campo teve significativos avanços desde seu surgimento. Entretanto, ainda possui limitações técnicas, culturais e políticas nos contextos organizacionais. Há também lacunas teóricas metodológicas, evidenciando, na realidade organizacional, baixo retorno financeiro e frequente insatisfação das empresas em relação a essas ações. Trata-se de uma área de conhecimento fecunda para pesquisas que explorem uma leitura abrangente do ambiente organizacional, objetivando ações de TD&E focadas nas necessidades reais das organizações e dos trabalhadores.

Author Biographies

  • Luana Paula de Oliveira, Universidade de São Paulo.
    Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Membro do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho de Ribeirão Preto. Atualmente estuda Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas e seu projeto busca identificar a influência de traços de personalidade e da motivação para aprender no uso de estratégias de aprendizagem. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - IEC PUC Minas (2010). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008).
  • Priscila Cristina Barbosa Fidelis, Universidade de São Paulo.
    Psicóloga, Docente da Fundação Educacional de Ituverava, Mestranda pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Ribeirão Preto, São Paulo.
  • Priscila Miquelino da Silva, Universidade de São Paulo.
    Psicóloga, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Mestranda pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Ribeirão Preto, São Paulo.
  • Gláucio Antônio de Oliveira, Newton Paiva.
    Administrador, Especialista em Direito de Trabalho, Gestor de Recursos Humanos, Docente da Faculdade Newton Paiva, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava