EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E LIMITAÇÕES DO CAMPO DE ESTUDO DE TD&E NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1872Abstract
Este trabalho objetivou descrever a evolução, tendências e limitações relacionadas ao campo de estudo na temática de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas (TD&E) no contexto organizacional a partir de seus três subsistemas basais: Avaliação de Necessidades de ações Instrucionais; Planejamento e Execução e Avaliação de Treinamento. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura. Os resultados apontaram que este campo teve significativos avanços desde seu surgimento. Entretanto, ainda possui limitações técnicas, culturais e políticas nos contextos organizacionais. Há também lacunas teóricas metodológicas, evidenciando, na realidade organizacional, baixo retorno financeiro e frequente insatisfação das empresas em relação a essas ações. Trata-se de uma área de conhecimento fecunda para pesquisas que explorem uma leitura abrangente do ambiente organizacional, objetivando ações de TD&E focadas nas necessidades reais das organizações e dos trabalhadores.Downloads
Published
2017-02-16
Issue
Section
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E LIMITAÇÕES DO CAMPO DE ESTUDO DE TD&E NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 208. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1872