INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NA ESCOLA REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1884Abstract
RESUMO: Este estudo buscou apresentar as percepções encontradas no processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger em uma escola regular. É utilizado como método de investigação o Estudo de Caso, contemplando uma abordagem qualitativa. A Síndrome de Asperger é uma condição de múltiplos fatores biológicos, genéticos, ambientais e sociais. Esse conjunto de fatores contribui para alterações do desenvolvimento, da socialização, imaginação, e comunicação. Os dados obtidos na pesquisa apontam as dificuldades na aplicação da legislação da inclusão escolar. Na prática os educadores descrevem suas dificuldades em implementar a política de inclusão escolar. A formação docente deve contemplar conhecimentos a cerca singularidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Crianças com SA apresentam dificuldades de interações sociais, no entanto mesmo com esta limitação, o referido aluno tratado neste estudo se beneficiou da inclusão escolar, ocorreu um aumento e melhora em suas relações sociais com outros alunos, prática de exercícios físicos. A inclusão escolar proporciona experiências positivas tanto para os alunos com necessidades educativas especiais, para sua família e para a própria comunidade escolar. O pedagogo e outros educadores são os principais agentes evolvidos nesta inclusão, por isto é concreta a necessidade de estudos que retratem experiências de inclusão escolar. Palavras chaves: Pedagogia , Síndrome de Aspeger , Inclusão Escolar.Downloads
Published
2017-02-16
Issue
Section
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NA ESCOLA REGULAR. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 240. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1884