DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CAFÉ SOB DIFERENTES SUBSTRATOS
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1904Abstract
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de café submetidas a diferentes substratos, no município de Ribeirão Corrente, SP, no ano de 2016. As mudas foram mantidas em viveiro, irrigadas diariamente. Foram utilizados cinco diferentes substratos para formação das mudas: 100% Bioplant (testemunha); 15% de torta de filtro + 85 % de Bioplant; 30% de torta de filtro + 70% de Bioplant; 45% de torta de filtro + 55% de Bioplant; 60% de torta de filtro + 40% de Bioplant. As avaliações foram realizadas quando as mudas estavam com 30, 60 e 90 dias após o transplantio, considerando as seguintes características: comprimento da parte aérea (cm), Massa fresca da parte aérea e comprimento da raiz (cm). Os tratamentos foram dispostos em blocos inteiramente casualizados (DIC), com cinco tratamentos e dez repetições, totalizando 50 parcelas. Nas análises estatísticas empregou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade, analisadas através do programa ESTAT. De acordo com os resultados obtidos nesse experimento pode-se concluir que a utilização de torta de filtro misturada no substrato comercial Bioplant não interferiu no desenvolvimento de mudas de café.Downloads
Additional Files
Published
2017-02-16
Issue
Section
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CAFÉ SOB DIFERENTES SUBSTRATOS. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 47. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1904